Esta pode ser uma ferramenta essencial para qualquer empresa que deseja aproveitar ao máximo as datas comemorativas e eventos do ano, sendo uma oportunidade única para impulsionar ainda mais suas vendas – são instrumentos fundamentais para qualquer negócio
Sua empresa precisa estar preparada para vender mais e vender bem, pode fazer uma grande diferença nos seus resultados.
Com um calendário comercial bem estruturado, sua empresa pode antecipar demandas, criar ofertas relevantes e se conectar de maneira mais eficaz com seu público-alvo. Não só aumenta as vendas, mas também fortalece o relacionamento com seus clientes, criando momentos especiais que fidelizam e engajam.
As datas comerciais são oportunidades de ouro para qualquer negócio porque representam momentos em que os consumidores estão mais propensos a comprar.
Vamos explorar algumas das principais datas comerciais que acontecem ainda neste ano, confira:
DIA DAS CRIANÇAS
O Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, é a principal data de vendas para o seguimento que representa 35% a 36% das vendas do ano na semana da criança – o brinquedo é o único produto que tem um dia só dele.
Nessa data, os principais setores beneficiados são os de brinquedos, vestuário infantil e o de livros e jogos.
Criar ações que engajem tanto as crianças quanto os pais, como concursos e atividades interativas. Assim, mais vendas e mais lucro podem vir.
BLACK FRIDAY
A Black Friday, na última sexta-feira de novembro, é um dos eventos mais aguardados do comércio. Conhecida por seus grandes descontos e promoções, é uma excelente oportunidade para liquidar estoques e atrair novos clientes.
Nessa data, os principais beneficiados são o setor de varejo de maneira geral, o segmento de tecnologia e o de moda e beleza.
Uma dica importante é planejar suas ofertas com antecedência e preparar-se para um aumento significativo no volume de vendas. Estoques organizados, times preparados e uma análise detalhada dos seus clientes são os segredos para ter resultados incríveis.
CYBER MONDAY
Na segunda-feira seguinte à Black Friday, acontece a Cyber Monday, que é uma data dedicada às promoções online. É o momento ideal para impulsionar suas vendas no e-commerce, oferecendo descontos em produtos tecnológicos, moda, beleza e muito mais.
Como o próprio nome indica, os setores mais beneficiados nessa data são o de e-commerce, mais especificamente os voltados à tecnologia.
Nesse dia, se certifique de que seu site esteja preparado para receber um grande volume de acessos e compras.
NATAL E ANO NOVO
O Natal e o Ano Novo são períodos de celebração e troca de presentes. Essa temporada festiva é marcada por um aumento significativo nas vendas, especialmente de itens como eletrônicos, roupas, brinquedos e alimentos.
Nessa época, quase todos os setores podem ser beneficiados: atacado e varejo, decoração, alimentação e presentes em geral.
A antecipação de recebíveis pode ser inclusive vantajosa nestes exemplos para as empresas, pois permite que elas tenham acesso imediato a recursos para investir em suas operações, como o pagamento de fornecedores, ajudando a melhorar o fluxo de caixa até o recebimento das vendas obtidas nas campanhas.