Armor Cred

Caiu no GOLPE dos falsos boletos bancários?

O boleto falso, que pode parecer muito um boleto bancário verdadeiro, é uma das estratégias de golpes aplicadas atualmente. Ao invés de pagar uma conta, a vítima acaba enviando o valor para criminosos que falsificaram o documento, seja ele online ou físico.

De acordo com a Serasa, os golpes do tipo estão cada vez mais sofisticados e conseguem convencer a vítima de que se trata de uma operação verídica. Veja abaixo alguns tipos de boleto falso, segundo a instituição:

Golpe do boleto por e-mail falso

Os criminosos, enviam um e-mail falso com boleto para as vítimas. Nesse golpe, as contas podem ser aquelas recorrentes de água, internet e luz. Como os consumidores estão acostumados a receber o boleto por e-mail, não percebem alguns sinais, como o endereço errado de quem enviou o boleto.

Golpe do boleto por e-mail interceptado

Aqui, criminosos entram no e-mail da vítima e mudam o boleto em anexo de e-mails verdadeiros de cobrança de contas.

Golpe do boleto de doação beneficente

Golpistas também podem se passar por instituições beneficentes. Nesse caso, o valor não vai para a instituição, mas para a conta dos golpistas.

Golpe da renegociação via boleto

Outro golpe que pode ocorrer é o da renegociação de dívidas. Após vazamentos de dados pessoais, golpistas conseguem o CPF da vítima e outros dados, descobrem que a pessoa está devendo e fazem uma proposta falsa de renegociação por e-mail ou WhatsApp.

O que fazer se fui vítima do golpe do boleto falso?

A pessoa que acredita ser vítima do golpe deve, primeiro, confirmar com o suposto fornecedor que aquele realmente se trata de um boleto falso.

Ao confirmar o golpe, a vítima deve realizar um Boletim de Ocorrência para que uma investigação criminal de estelionato se inicie.

Leonardo Ramos, especialista em Processo Civil, diz que é preciso informar o banco e a empresa ou pessoa beneficiária do ocorrido. É interessante verificar se há algum seguro ou garantia contratados com o banco ou empresa que deveria receber o dinheiro.

Como identificar boletos falsos?

A Serasa também elenca alguns indícios de boletos falsos. Veja abaixo:

1. Código de barras: boletos falsos podem estar com falhas no código de barras que dificultam a leitura dos sensores, exigindo a digitação manual. Nos boletos verdadeiros, os números do código de barras aparecem na parte superior e na inferior do documento e elas devem ser exatamente iguais. Os três primeiros números correspondem ao código do banco que emitiu o boleto.

2. Nome e dados do beneficiário: boletos fraudados podem conter o nome ou outras informações erradas do beneficiário. Preste atenção também em erros de português. Confira a data de vencimento, nome do beneficiário e o CNPJ.

3. Valor do boleto: boletos falsos podem vir com pequenas alterações no valor a ser pago. O valor total do boleto sempre aparece em dois campos do documento: no final do código de barras e também no espaço chamado “valor do documento”.

4. Forma de envio do boleto: se o boleto vier por um canal de atendimento incomum, ou seja, por um meio que não foi acordado previamente, pode ser um sinal de golpe. Emita sempre o boleto pelo canal oficial.

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?