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Black Friday: A Oportunidade de Ouro para Impulsionar Suas Vendas

Considerada o momento ideal para adquirir itens considerados necessários e de desejo, a Black Friday é a maior temporada de vendas do ano.

Realizada anualmente na última sexta-feira de novembro, a Black Friday 2024 acontecerá no dia 29 e prevê alta movimentação do varejo, ao passo que 66% dos brasileiros planejam participar do evento, aproveitando assim as promoções.

Impulsionada prioritariamente pelo planejamento e pela busca estratégica por descontos em produtos de alto valor, a Black Friday 2024 reflete ainda mais a crescente digitalização do consumo e a preferência dos consumidores por marketplaces.

Pensando nisso, pontuamos abaixo dicas essenciais para alavancar as vendas e, ainda, fidelizar novos clientes neste período. Confira:

Prepare o seu estoque: Para evitar problemas de falta de produtos, é imprescindível organizar o estoque com antecedência, afinal o intuito da data é vender mais e, consequentemente, ter um volume maior de saídas em relação aos demais períodos.
Faça uma análise detalhada dos itens mais vendidos e, se possível, ofereça descontos progressivos.
Isto minimizará frustrações para os clientes e perdas de vendas, além de aumentar o ticket médio e, com isso, faturar mais. Idealizar promoções e planejar estrategicamente as campanhas é fundamental para o sucesso do negócio frente à concorrência.

Ofereça opções flexíveis de entrega e devolução: A flexibilidade nas opções de entrega e devolução é fundamental para atender às necessidades em constante mudança dos consumidores. Logo, as empresas devem disponibilizar diferentes métodos de entrega, como expressa ou em pontos de coleta, por exemplo.
Quando adaptamos aos horários e preferências dos clientes, demonstramos o quanto valorizamos sua interação com a marca. Isto atrai os consumidores, além de garantir uma experiência fluida e satisfatória desde o momento em que ele navega pelo site até receber o produto.
Inclusive, simplificar o processo de devolução com políticas claras e sem complicações aumenta a confiança dos consumidores no negócio.

Entregue uma boa experiência para seus clientes: Para fidelizar clientes e reter ainda mais o número de consumidores da sua marca, investir em experiência é um dos principais pontos de destaque para essa jornada.
Esteja preocupado em entender e ouvir o que o seu cliente espera da sua marca. Empresas que investem em jornadas positivas com os clientes são sempre lembradas e se sobressaem em meio aos concorrentes.
Para isso, é importante se dedicar em toda a logística, desde o momento de compra até o pós, pensando em uma experiência completa.
Além disso, marcas podem e devem inserir pesquisas de satisfação, com o intuito de ouvir e saber como são percebidas pelos seus clientes, com o foco em continuar aprimorando seus serviços.

Construa uma grande rede de parceiros: Colaborações entre startups, pequenas e grandes empresas podem gerar resultados relevantes e causar um maior impacto positivo para o mercado, gerando notoriedade e trazendo credibilidade para as marcas.
A partir do momento em que empresas se conectam com parceiros que estejam alinhadas ao seu objetivo de crescimento, elas ganham a oportunidade de melhorar a sua eficiência operacional, expandir suas ofertas de produtos e proporcionar uma melhor experiência para os seus clientes.

Invista em conteúdos personalizados: Quando se trata de um público específico, um dos principais desafios é converter e fidelizar novos clientes.
É essencial personalizar cada campanha de acordo com os interesses e comportamentos de cada audiência. Para isso, é fundamental contar com plataformas que utilizam dados comportamentais e preferências de maneira inteligente e segura, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), para criar campanhas direcionadas que maximizem o impacto e a relevância para o público-alvo.

Implemente programas de fidelidade: Implementar programas de fidelidade são uma ótima estratégia para manter a sua cadeia de clientes engajada e incentivá-los a continuar consumindo produtos da sua marca.
Ofereça recompensas que sejam verdadeiramente atraentes para o seu público-alvo e que possam ser customizadas de acordo com o interesse genuíno de cada cliente, como pontos de compras que podem ser trocados por itens escolhidos por ele, e não apenas por um item obrigatório.
Experiências exclusivas também são recompensas significativas, essas ações não apenas incentivam compras repetidas, como também fortalecem o senso de pertencimento, ajudando a construir um relacionamento de longo prazo com sua comunidade e criando um ciclo de engajamento positivo e duradouro.

Venda pelas redes sociais: Os marketplaces em redes sociais estão cada vez mais ganhando atenção. No entanto, como em qualquer compra online, é importante adotar certas precauções – verifique se a página é confiável, se há selo de verificação ou até mesmo um número considerável de seguidores.

Aperfeiçoe sua ferramenta de busca: Os clientes desejam encontrar fácil e rapidamente o que procuram, portanto, se faz necessário ter ferramentas de busca refinadas que possam entregar recomendações mais precisas e contextuais.
A inteligência artificial pode auxiliar nesta tarefa – a IA não apenas sugere produtos específicos, mas também oferece uma variedade de opções relacionadas ao contexto fornecido. Ao adotar novas ferramentas, cria-se experiências de busca personalizadas e páginas de navegação dinâmicas, aumentando as chances de conversão.

Coloque o cliente no centro de sua estratégia: Para impulsionar as vendas, é essencial colocar o cliente no centro das estratégias, não importa o setor.
Todos temos que entender que a efetivação de uma venda acontece porque as expectativas e necessidades do cliente foram atendidas. O primeiro estágio é entender seus desafios, escutá-lo e definir como a empresa pode ajudá-lo a resolver um problema ou torná-lo mais eficiente no seu negócio.

Fazendo isto, é possível desenvolver e oferecer um portfólio de produtos que tenham valor para ele. Porém, somente isto não basta, estar perto do cliente, entender bem sua realidade, que seja capaz de antecipar alguma necessidade que ele mesmo ainda não imaginou ou externou, usando expertise técnica para desenvolver um produto que irá ajudá-lo ainda mais.
Se fazendo o primeiro estágio já tem uma boa chance de conquistá-lo, atingindo o segundo estágio de se tornar essencial para ele e o resultado disto chama-se fidelização.

Precisamos ter em mente que um cliente satisfeito é aquele que enxerga em você um grande parceiro que entende o negócio dele e o ajuda a torná-lo mais sustentável e lucrativo.

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